

GUARAÚ TUR

Peruíbe-SP
BEM VINDOS AO PARAÍSO


PONTOS TURÍSTICOS

PRAIA DO GUARAÚ



A praia do Guaraú se localiza no bairro de mesmo nome da cidade de Peruíbe - SP, inserida no entorno de importantates áreas de preservação, como a Estação Ecológica Juréia Itatins, o Parque Natural Municipal de Restingas do Guaraú e o Parque Estadual do Itingussu.
Suas águas são limpas sempre com a bandeira verde para o banho de mar. Tem extensão média de 1527 metros e largura média de 77 metros, não são permitidos veículos na faixa de areia.
Ao lado esquerdo temos um costão de pedras e a Mata Atlântica, que promove uma vista deslumbrante de toda a praia e do oceano, onde podemos ver a Ilha do Guaraú, que é bastante procurada para passeios de barco ao local por sua beleza fascinante, sendo chamada de Caribe Brasileiro.
No final do seu lado direito, encontramos o Rio Guaraú que está Inserido em área de proteção ambiental, suas águas provenientes das cachoeiras da Mata Atlântica, são muito limpas e diversas espécies de animais, aves, peixes e crustáceos se fazem presentes. O rio também alimenta os manguezais da região, que são importantíssimos berçários de várias espécies de peixes e caranguejos. Nesse ponto, são oferecidos aluguéis de caiaques, stand-ups e os serviços de passeios de barco pelas praias próximas e até a Ilha do Guaraú (veja mais detalhes abaixo),
RIO GUARAÚ



A foz do Rio Guaraú se localiza no lado direito da Praia do Guaraú, em Peruíbe, SP e faz limite com a Estação Ecológica Juréia Itatins.
Por estar Inserido em área de proteção ambiental, suas águas provenientes das cachoeiras da Mata Atlântica, são muito limpas e diversas espécies de animais, aves, peixes e crustáceos se fazem presentes. O rio também alimenta os manguezais da região, que são importantíssimos berçários de várias espécies de peixes e caranguejos.
Perto da sua foz há um braço de rio muito procurado por sua tranquilidade para se banhar, andar de caiaque e stand-up. Existe também um píer de onde saem passeios de barco com roterios para a Ilha do Abrigo (Ilha do Guaraú), praia do Arpoador e pelo próprio rio. (acesse Passeios de Barco).
A beleza do local é de tirar o fôlego, fazendo nos sentir conectados com a natureza e com suas energias, tanto é que muitos chamam essa região de Paraíso.
PASSARELA DO BALÇA


A Passarela do Balça está localizada dentro do Parque Natural Municipal de Restingas do Guaraú e sua visitação e o seu acesso é livre.
O aceso com veículos é feito pela Rua do Telégrafo, sentido Rio Guaraú, e virando à esquerda na rua 14, até o final onde tem o portal para o Parque Natural Municipal.
Ou indo caminhando pela Praia do Guaraú, mais ou menos na metade de sua extensão encontra-se atualmente placas indicativas, onde você fará uma pequena trilha de nível fácil, atravessando o Parque Natural Municipal até a passarela.
A passarela foi totalmente reformada no início de 2021. Ela é de madeira e mede cerca de 70m suspensa sobre o mangue do Rio Guaraú. É um lindo local para a observação e contemplação das montanhas, do rio, da fauna e flora do manguezal.
ILHA DO GUARAÚ



A Ilha do Guaraú, também conhecida como Ilha do Abrigo, encontra-se bem defronte à Praia do Guaraú e é considerada o 'Caribe Brasileiro', mas sua beleza é inigualável, além de ser área de preservação permanente, com acesso restrito e tempo de permanência controlado.
Seu acesso se dá através de passeios de barco que saem do pier no Rio Guaraú ou na Praia do Guaraú. Veja as empresas e as opções de passeio clicando aqui.
CACHOEIRA DO PEREQUÊ



As cachoeiras e corredeiras do Perequê ficam a 6 km do Guaraú, no meio da natureza, e são uma excelente e tranquila opção de lazer para toda a família. Muito procurada pelos turistas, possui áreas de estacionamento, restaurantes e lanchonetes. Suas aguas puras e cristalinas vem direto das montanhas da Mata Atlântica e formam várias piscinas onde se pode desfrutar de toda essa energia e beleza.
O acesso é pela Estrada Guaraú-Una, de terra. Não esqueça de levar o repelente.
CACHOEIRA DO PARAÍSO



A Cachoeira do Paraíso fica à 12 km do Guaraú, com acesso por terra pela Estrada Guaraú-Una e, após passar o Portal da Estação Ecológica da Juréia, 1 km adiante tem uma bifurcação onde se entra à direita. Faz parte do Parque Estadual Itingussu
Há duas partes para visitação, sendo uma logo quando se chega, com acesso livre e onde tem os estacionamentos, vários quiosques de comidas e bebidas e uma sede dos monitores ambientais. A outra, onde fica a cachoeira em si, só é permitido o acesso com ingresso, que é gratuito e se pega quando se passa no Portal da Estação Ecológica. É limitado a 270 pessoas por dia, portanto, tem que ir cedo para conseguir visitá-la, quando é temporada e feriados. Atualmente, devido à pandemia, os ingressos são liberados on-line.
PRAIA DO CARAMBORÊ



Seguindo pela Estrada Guaraú-Una, por 15 km em estrada de terra, encontramos a paradisíaca Praia do Caramborê, já dentro da Estação Ecológica Juréia-Itatins. Local totalmente natural, preservado, de incrível beleza natural, perfeita para quem quer um lugar super tranquilo para descansar e aproveitar de toda essa paz. Possui 2 campings que oferecem estadias.
Faz divisa com as praias da Barra do Una (à direita) depois de passar pelas pedras. E à esquerda, através de uma trilha de 30 minutos se chega até a Praia da Desertinha.
Para sua segurança e correta preservação do meio-ambiente, sempre procure um monitor ou guia ambiental para seus passeios mais aventureiros. Para contratar esses serviços, acesse Passeios e Guias de Tursimo.



À 18 km do Guaraú, Barra do Una está dentro da Estação Ecológica Juréia Itatins, sendo muito bem preservada e protegida pelos moradores caiçaras tradicionais e pela Polícia Ambiental. É um local com poucas habitações e pequenos comércios, ruas de terra e muita natureza exuberante e magnífica que dão um toque todo especial para esse abençoado lugar.
O acesso é feito pela Estrada Guaraú-Una e requer bastante cuidado com os veículos por ser de terra e muitas pedras mas o esforço é muito bem compensado pela paisagem deslumbrante que o o caminho proporciona e com alguns pequenos comércios onde se pode fazer uma pausa para um lanche e desfrutar a natureza.
Todo o 'esforço' para conhecer esse maravilhoso local é compensado por sua beleza, história e características ímpar em todo o nosso Brasil.
PRAINHA



A Prainha está no início da estrada da Serra do Guaraú, logo após o mirante da Portal da Serpente. Seu acesso é por uma escada um pouco íngrime que é compensada pela sua beleza natural e pela vista da cidade de Peruíbe. Muito procurada durante a temporada e feriados, possui estacionamento na rua de acesso e costuma ficar bem cheia durante essas épocas, então é bom chegar cedo. Quiosque fornecem opções de comidas e bebidas para os frequentadores.
PEDRA DA SERPENTE



Cheia de mistérios e lendas, a Pedra da Serpente, é um local muito místico de Peruíbe. Relatos de seres de outro mundo entrando e saindo da montanha, de avistamentos de OVNIs saindo do mar em sua direção e de que ali existe uma passagem, um portal, logo atrás da rocha, povoam o imaginário popular e promovem as investigações sobre avistamentos ufológicos.
Está localizada na estrada que liga Peruíbe ao Guaraú e no local também tem um mirante para o mar de onde pode se avistar a ilha da Queimada Grande, essa famosa pelas imensa quantidade de cobras da espécie Jararaca Ilhoa, uma das mais venenosas do mundo e que pode ter relação com o nome desse portal: Pedra da Serpente.